- Área: 17000 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Rafael Gamo, Adam Weisman, Raul Soria
-
Fabricantes: Agr, Alta, Aluvisa, ArqT, CYVSA, Danpal, Dimeyco, Fine Floors, Hankö, Industrias Ideal, Kone, Lighteam, Panel Rey, Soprema, Swecomex, Tecnomuro, USG, Ypasa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de FR-EE para o Museu Soumaya, com 17.000 m², presta homenagem à sua coleção de arte eclética de cerca de 70.000 objetos desde o século 15 a meados do século 20, incluindo a maior coleção privada do mundo de esculturas de Auguste Rodin. O edifício possui 45 metros de altura e se ergue no coração do novo empreendimento imobiliário Plaza Carso, em Polanco, um bairro vibrante e cosmopolita da Cidade do México. Sua forma distinta e presença forte criam uma identidade para a antiga zona industrial dos anos 40 e serve como um catalisador para o desenvolvimento cultural, incluindo também um teatro de Anton Garcia-Abril e o museu de arte contemporânea Jumex, do arquiteto David Chipperfield.
O espaço público envolvente é ativado através de uma grande escadaria que leva à entrada do museu, funcionando como uma praça informal para os visitantes e moradores do complexo Carso vizinho. Uma pele com 16.000 azulejos hexagonais de aço espelhado, referenciando-se às fachadas de azulejos de cerâmica coloniais tradicionais, dá ao museu uma aparência diversa, dependendo do tempo e ponto de vista do espectador, otimizando também a preservação e durabilidade de toda a edificação.
No interior, os visitantes são recebidos pela escultura O Pensador, de Rodin, em um vestíbulo branco generoso incentivando a explorar o restante do museu. Subindo o promenade contínuo que espirala através de seis níveis, os visitantes encontrarão obras-primas de Van Gogh, Matisse, Monet e Dali, entre outros. A rampa leva ao topo da sala de exposições, com uma paisagem de esculturas graciosamente complementada pela iluminação natural.
Geometria e forma escultural complexas resultam da integração de 28 colunas de aço curvado, com dimensões e formas variáveis para a envoltória do edifício. Para atingir balanços em vários locais, a estrutura é estabilizada por um sistema de sete anéis localizados em cada andar. Espaços públicos e privados adicionais do Museu Soumaya incluem um auditório de 350 assentos, biblioteca, restaurante, loja de presentes e escritórios administrativos.
No último pavimento, os visitantes entram em uma sala de exposições sem colunas, repleta de luz natural. Além de galerias, o Soumaya Museum inclui um auditório de 350 lugares, biblioteca, restaurante, loja de lembranças e escritórios.
Nota: Este artigo foi originalmente publicado em 03 de dezembro de 2013.